Blog | Mais informações:

Depressão

 

Sentir tristeza é normal e faz parte da vida. A tristeza é passageira, sendo muitas vezes consequência de um fator adverso da vida, uma perda, um desapontamento, uma lembrança de algo ruim que aconteceu ou mesmo um pensamento não adequado que ativamos de forma automática.

A depressão é um quadro complexo, que envolve fatores genéticos, psicológicos e ambientais em sua origem. Uma pessoa com depressão apresenta sensações abatimento, irritação, vazio. Além de afetar o humor, a depressão interfere nos pensamentos, nos comportamentos e nas reações físicas. Pode afetar o sono, a alimentação, a rotina, a energia, a capacidade de concentração, a capacidade de tomar decisões. A depressão afeta também os conteúdos do pensamento, levando a pessoa ter foco exagerado nos aspectos negativos, gerando sensações injustificadas de inutilidade, desvalorização e culpa.

Apresentar um quadro de depressão não é um sinal de fraqueza ou uma condição que se possa facilmente reverter pela própria força de vontade. Uma pessoa com depressão, na maior parte das vezes, vai precisar de ajuda para conseguir reagir e enfrentar o problema para que possa ter uma melhora significativa.

Pessoas depressivas com tendência a ansiedade podem sempre achar que algo de ruim irá acontecer. Ficam sempre se preparando para o pior.

De acordo com a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), a nossa interpretação sobre uma situação influencia diretamente no que sentimos, em como agimos e nas nossas reações corporais. Uma pessoa que está em um quadro depressivo, tem uma maior tendência de avaliar as situações por um viés negativista e pessimista, que também é irrealista. Com isso, essa pessoa experimenta mais emoções desagradáveis e tende a apresentar mais comportamentos desadaptativos que acabam trazendo prejuízos e mantendo o ciclo do transtorno.

Tendências de interpretação de pessoas em episódio depressivo.

Interpretações sobre os acontecimentos: quando o paciente está deprimido ele tende a interpretar os acontecimentos de uma maneira pior do que interpretaria se não estivesse com o humor deprimido. Então, um problema que em estado de humor normal teria um determinado impacto, quando o paciente está deprimido esse problema passa a ter um impacto maior na vida do paciente. O paciente também acredita que se acontece algo de ruim, tudo o que acontecer terá um desfecho semelhante, tendendo a acreditar que tudo dará errado. Além disso, em episódios depressivos o paciente tende a desconsiderar ou minimizar acontecimentos positivos, o que o impede de perceber que coisas boas também acontecem na sua vida.

Interpretações sobre a dimensão do tempo: Pessoas com depressão costumam acreditar que as causas dos acontecimentos indesejáveis serão permanentes e afetarão tudo que fizerem. Por isso, são pessoas que tendem a desistir ou não enfrentam desafios e isso as impedem de testar as crenças sobre os acontecimentos.

Interpretações negativas sobre a responsabilidade: Pessoas com depressão costumam a atribuir a si mesmas, de forma não adequada, a maior parte da responsabilidade (culpa) pelos coisas ruins que acontecem. Além disso, costumam ser autodepreciativas, repetindo internamente falas negativas contra si. Desconsideram outras variáveis que podem afetar o desempenho em uma tarefa ou situação.

Terapia Cognitiva Comportamental para Depressão

A TCC trabalha para ajudar o paciente na identificação os pensamentos que geram sentimentos desconfortáveis e comportamentos prejudiciais consequentes, além de contribuir para o entendimento das razões pelas quais costumamos pensar da maneira que pensamos. É possível questionar os pensamentos a ponto de modifica-los, caso estes não se sustentem por argumentos e lógicos e fatos observáveis.

O objetivo é ajudar o paciente a desenvolver pensamentos mais realistas frente as situações vivenciadas. Dessa forma, é possível reduzir a intensidade de sentimentos desconfortáveis ou mesmo desenvolver sentimentos diferentes e consequentemente ter reações comportamentais menos prejudiciais.  

 

Bruna Correia

Psicóloga e Neuropsicóloga

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

CRP 04/47563

Depressão
Autoestima
Como funciona as sessões?
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Transtorno de Ansiedade Social
Terapia Cognitivo Comportamental
Transtorno Obsessivo Compulsivo


Atendimento:

Av Telesforo Cândido de Resende, 142
12º andar - Sl 1205 - Centro
Conselheiro Lafaiete - MG.

+55 (31) 9 9967-4543

CRP 04/47563

brunacorreia.psicologa@gmail.com